Cinema em Todo Lugar: formação de plateia com inclusão cultural

O Projeto Cinema em Todo Lugar promoverá mostras itinerantes a partir do acervo do Festival Guarnicê de Cinema. Um iniciativa muito bacana que amplia o circuito de exibição de filmes não comerciais de cinema com uma estratégia simples: a sala de cinema vai pra dentro das escolas da rede pública de ensino do estado do Maranhão.

Essa função social e pedagógica do audiovisual vai além da projeção. Promove ainda uma série de atividades que buscam inserir a formação da linguagem audiovisual no sistema regular de ensino. Em sua segunda edição, o projeto fará uma sessão especial na Programação do 39º Festival Guarnicê de Cinema, nesta quinta (09) na UI Governador José Murad – Cohafuma, às 8h, com a exibição do curta ‘Joca e a Estrela’, da Dupla Criação.

Estrelas e Estrelinhas Entre Linhas

Baseado no conto “A Estrelinha Aparecida”, de Lenita de Sá, a animação “Joca e a Estrela” conta a história de um encontro fantástico entre um garoto e o seu sonho mais profundo. Joca é um garoto tímido cujo maior desejo é ser craque de futebol, entretanto ele sofre bullying dos colegas, não consegue superar seus medos. Eis que, numa noite em que ele está mais uma vez sonhando com o sucesso nos campos, uma estrela cadente cai na pracinha do bairro e ele corre para encontrá-la.

Lenita Estrela de Sá e Beto Nicácio, um dos realizadores da animação, estarão presentes para conversar com as crianças sobre literatura e cinema. Beto Nicácio realizará também oficina de animação com as crianças.

projeto Cinema em Todo Lugar promoverá mostras itinerantes a partir do acervo do Festival Guarnicê de Cinema. Um iniciativa muito bacana que amplia o circuito de exibição de filmes não comerciais de cinema com uma estratégia simples: a sala de cinema vai pra dentro das escolas da rede pública de ensino do estado do Maranhão.