Alunos de escolas públicas acompanham a Mostra Guarnicêzinho

Teve início nesta segunda, 5, a primeira sessão da Mostra Guarnicêzinho, no Cine Teatro da Cidade. Foram exibidos quatro curtas-metragens com temáticas infanto-juvenis, sendo uma produção maranhense. O público foi composto por alunos de quatro escolas públicas. A exibição foi reprisada nesta segunda-feira, no mesmo local, às 15h, para crianças de outras escolas. A mostra segue até a próxima sexta-feira, 9, no Teatro da Cidade.

A Mostra Guarnicêzinho é formada por uma seleção de produções de abordagens leves, de cunho educativo, direcionadas ao público infantil. Depois da exibição, os produtores do curta-metragem maranhense, “Eita Boi”, subiram ao palco para compartilhar algumas palavras com as crianças. “Nunca deixem de desenhar”, orientou Marcos Ronilson do Nascimento, um dos produtores. “Um dia, seus desenhos, suas ideias, podem virar filmes”, completou ele.

A Mostra pretende reunir, por sessão, uma média de 240 alunos da educação infantil até os primeiros anos. Professora da UEB Piancó, uma das escolas presentes no evento, Zélia Araújo, enaltece a importância de uma programação cultural com enfoque em crianças. “É uma iniciativa que as leva ao mundo do cinema e que, assim, estimula a criatividade nelas, tanto dentro como fora da sala de aula”, comentou.

Durante a exibição dos filmes, o público se mostrou bastante interativo por meio de aplausos e risadas. Ao fim da sessão, Laura Karen, de 10 anos, declarou sua preferência pelo curta maranhense porque se tratava do São João. “Achei muito criativo. Adoro a história da Catirina”, ela conta, animada.

Com patrocínio do Mateus e do Governo do Maranhão/Sectur, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Festival é uma promoção é da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce). Aberto ao público, o Guarnicê tem apoio do Banco do Nordeste, Fundação Sousândrade, Universidade FM e TV UFMA, Academia Internacional de Cinema (AIC), Prefeitura de São Luís, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e Rock e acontecerá no período de 2 a 10 de junho.