Oficinas são uma atração á parte no Festival

Na sequencia da programação formativa do 40º Guarnicê Festival de Cinema  teve início nesta quarta-feira, 7, a oficina de montagem, ministrada por Natara Ney acontece até sexta-feira, 9, no laboratório de rádio da UFMA.

Com inspirações de filmes, brasileiros e internacionais, trazendo principalmente a linha de montagem em documentário, Natara mostrou para os participantes a importância e o cuidado de uma montagem cinematográfica voltada para qualquer meio audiovisual, que utilizam inúmeros recursos para tornar a montagem ainda mais interessante e única para a produção.

Natara afirmou está muito contente em poder trazer a oficina para o festival e poder colaborar na formação de novos profissionais em audiovisual, além da oportunidade de participar do festival e conhecer a cultura maranhense.  A estudante de Artes Visuais, Juliana Castro, disse está com grandes expectativas para os próximos dias de oficina.

As oficinas do  40 Guarnicê  começaram na segunda feira, 05, e vão até sexta-feira, 09, no prédio do departamento de assuntos culturais (DAC), e abordam temas produção, direção, sonoplastia, criação de roteiro, e montagem cinematográfica. As atividades são realizadas em parceria com AIC, Academia Internacional de Cinema, que trouxe ministrantes reconhecidos no cenário audiovisual brasileiro e internacional para compor o quadro de convidados do festival e colaborar para a valorização e disseminação do cinema.

As oficinas  estão assim distribuídas:  direção de fotografia ministrada por Cleumo Sgond, artesãos da imagem – o pensamento criativo em direção de arte para cinema, do roteiro a concepção e execução tendo como ministrante Dicezar Leandro, produção para cinema tendo a ministrante Alessandra Haro, roteiro cinematográfico ministrado por Di Moretti que além de ministrante é um dos jurados do festival deste ano, o som em cena ministrada desde 2003 por Beto Strada.

A funcionária publica Dida Maranhão, que já participou de outras edições do festival, este ano não fez diferente e está participando da oficina de roteiro cinematográfico. O objetivo da participantes é aprofundar  mais sobre o cenário cinematográfico da cidade.