ENCERRAMENTO DAS OFICINAS

Por Pedro Felipe
Fotografia Leonardo Mendonça

Na manhã dessa sexta-feira (15), foi encerrada mais uma edição das oficinas e workshop promovidos pelo Festival Guarnicê de Cinema. As atividades foram realizadas no turno da manhã, no período de 11 a 15 de junho, no Palacete Gentil Braga. Este ano, as oficinas foram ministradas somente por mulheres, professoras da Academia Internacional de Cinema– (AIC). Já o workshop foi ministrado pelo prof. Roberval Duarte. Ao todo, 90 pessoas puderam participar das atividades.

Pela segunda vez no Festival Guarnicê, a professora Alessandra Haro, que ministrou a oficina de Produção para Cinema, afirmou que conseguiu fazer um bom trabalho. “Meu objetivo aqui foi capacitar e aperfeiçoar os alunos para a área de produção cinematográfica e eu consegui.”. Lembrou ainda do grande potencial cultural do Estado e que os alunos deviam valorizar isso. “Fico impressionada como o Maranhão tem um potencial cultural muito grande. Acho importante a valorização dessa cultura. Espero que os alunos se juntem e consigam ver isso e que saiam daqui grandes cineastas.”, pontuou.

A servidora pública Luciana Soares vê no youtube uma ferramenta crescente e, por isso, participou da oficina de produção para a plataforma de vídeos. “Hoje eu saio daqui com conhecimento em edição de vídeo, roteiro, planejamento e estratégias de como ser diferencial nessa plataforma. Foram 20 horas, mas que valeu a pena. Tenho mais certeza de que vou abrir meu canal, falando sobre o feminismo, machismo, política”, destacou a servidora.