Estudantes da rede pública participam da Mostra Guarnicêzinho

Por Pedro Cunha

Fotografia: Leonardo Mendonça

Teve início nessa terça-feira (12), no Teatro Alcione Nazareth, mais uma edição da mostra Guarnicêzinho como parte da programação do 41º Festival Guarnicê de Cinema. A mostra, que vai até quinta-feira (14), é formada por um catálogo de produções com abordagens leves, de cunho educativo, direcionadas ao público infantil. Este ano, o festival pretende reunir, por sessão, uma média 300 alunos da educação infantil.

No primeiro dia da Guarnicêzinho, cerca de 215 estudantes da rede pública de São Luís puderam acompanhar a exibição de cinco curtas.  Os  filmes “A pequena história da lenda de Ana Jansen”, “Pedro e o Velho Chico”, “Joca e estrela”, “Eita boi” e “Sansão” compuseram a sessão.

A representante da secretaria de educação (SEMED), Maíra Maria Pereira, falou da parceria antiga entre Guarnicê e Semed. Para ela, por meio do festival, as crianças vão se aproximar mais da linguagem cinematográfica e aprender um pouco mais da cultura maranhense. “Mostrar a eles essa linguagem cinematográfica. Dar a eles essa oportunidade de conhecer mais da nossa cultura através de filme é fundamental” afirmou.

A professora e psicopedagoga da rede pública, Lurdiane de Brito, vê no festival uma ferramenta diferenciada para mostrar a cultura aos estudantes. Além disso, afirma que esse tipo de atividade ajuda no desenvolvimento dos alunos. “Mostrar a cultura aos alunos, traz uma criticidade e isso agrega conhecimento na forma de eles interpretarem a realidade em que vivem e no desenvolvimento em sala de aula”, pontuou.

“Foi muito legal a escola trazer a gente, um momento único na minha vida, ainda não tinha tido a oportunidade de participar de um festival de cinema como esse”, afirmou Enzo Gabriel da Silva, aluno da Escola Menino Jesus.