Festival Guarnicê Itinerante em Santa Inês

itinerância

Com Realização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Empreendedorismo (PROEXCE) e parceria inédita com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Ocorreu de 26 a 28 de setembro de 2018 a Mostra Itinerante do Festival Guarnicê de Cinema no Campus IFMA – Santa Inês.

A noite de abertura foi repleta de manifestações culturais em valorização da arte, com apresentação musical dos alunos que fazem parte do Movimento Artístico Estudantil (MAE), declamação de poesia da professora de língua portuguesa Mirlene Pereira e a exibição do premiadíssimo longa O Último Cine Drive In pela primeira vez em Santa Inês.

A Mostra Guarnicê Itinerante realizada pela Universidade Federal do Maranhão em parceria com o IFMA foi voltado para a campanha internacional do setembro amarelo e a valorização da vida. Com uma programação inteiramente voltada e pensada para o tema, aberta ao público e totalmente gratuita.

A programação contou com oficinas de Stop Motion em três turnos, e também com Mostras voltadas para o público infantil (Guarnicêzinho), Para o adulto (Comunidade) e (Jovem) que contou com bate papo com a Psicóloga Simone Maidel para reforçar que a vida merece um novo roteiro.

Ao todo durante os três dias da realização do Festival Guarnicê de Cinema – Mostra Itinerante no Campus IFMA – Santa Inês, 09 sessões com filmes do acervo do Festival Guarnicê de Cinema foram exibidas. A Mostra Guarnicêzinho contou com um público surpreendente de cerca de 740 crianças da Rede pública municipal, de Projetos sociais e comunidade. A Mostra Jovem contou com a presença de cerca de 290 jovens que além de participarem da exibição dos filmes, também tiveram a oportunidade de discutir sobre a campanha através da conversa mediada pelas professoras do IFMA, Simone Maidel e Eva Carneiro.

Cerca de 130 pessoas participaram da Mostra Comunidade que propôs filmes contextualizados com a realidade do público presente ao abordar temas do cotidiano das pessoas.

Ao todo 120 alunos do IFMA e comunidade foram capacitados através das oficinas de Stop Motion realizadas em 02 dias e em três turnos. O resultado dessas ações formativas foi à produção de 09 filmes de curtíssima metragem que foram exibidos na cerimônia de encerramento, tendo sido premiados 04 produções: 02 de melhor vídeo Stop Motion e 02 de menções honrosas escolhidos por um júri técnico composto por Servidores da UFMA e do IFMA.

A solenidade de encerramento teve ainda apresentação artística, exibição e premiações dos vídeos realizados durante as ações formativas e a exibição do longa-metragem “Ai que vida”, do diretor maranhense Cícero Filho. Dos 09 Stop Motion produzidos nas Oficinas, os melhores, segundo o júri técnico, foram “As aventuras de Caixote” e ”Cadê tu, flor?”. Os vídeos “Suicídio, ele não” e “Sistema” receberam menção honrosa.

A solenidade de encerramento contou com a presença do reitor do IFMA, professor Roberto Brandão; a diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA/Proexce, Fernanda Santos Pinheiro; o diretor-geral do IFMA Campus Santa Inês, professor Aristóteles Lacerda; e a diretora de Assuntos Estudantis do IFMA, Dayse Araújo.