Release

ONDE E QUANDO ACONTECE?
O 41º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá no Centro Histórico de São Luís do Maranhão, no período de 9 a 16 de junho/2017, com programação para o público de todas as idades. As exibições dos filmes das mostras competitivas oficiais e mostras especiais serão realizadas no Teatro Alcione Nazaré, Cine Praia Grande e Teatro Arthur Azevedo. As solenidades oficiais de abertura e encerramento do Festival acontecerão no Teatro Arthur Azevedo e Teatro Alcione Nazaré respectivamente. O filme de abertura “Alguma coisa assim” de Esmir Filho e Mariana Bastos conta com a brilhante atuação da atriz Carolina Abras

O CONCEITO DO 41° GUARNICÊ.
Em sua 41ª edição o festival celebra a Mulher no Cinema, homenageando grandes mulheres do cinema nacional e realizadoras maranhenses de diferentes gerações.
Na solenidade de abertura serão homenageadas a diretora Tata Amaral – uma das mais importante realizadoras brasileiras, premiada com trabalhos como “Um Céu de Estrelas” e “Antônia” – e maranhenses que marcaram gerações do cinema em nosso estado: a diretora Isa Albuquerque, maranhense de Lago do Junco com premiados trabalhos audiovisuais, a professora e realizadora Nerine Lobão, a cineasta Ione Coelho e a produtora Mavi Simão.
Para a cerimônia de encerramento homenagearemos a diretora Anna Muylaert, um dos nomes mais importantes do atual cinema brasileiro, diretora e roteirista do filme “Que horas ela volta?”, filme premiado nacional e internacionalmente e aclamado pela crítica.
Além das homenagens às mulheres que fazem o cinema, o festival fechou seu júri técnico da competitiva, nacional e maranhense, e ministrantes das oficinas, com um time de forte presença feminina, contando com nomes como a homenageada Tata Amaral, Isa Albuquerque, a premiada diretora Thais Fujinaga, dentre atrizes, produtoras e roteiristas.

FILMES NAS MOSTRAS COMPETITIVAS.
Neste ano, o festival contou com mais de 400 filmes inscritos, criteriosamente selecionados por uma equipe de 5 curadores. Deste trabalho resultou a seleção de 38 excelentes obras, sendo para a Mostra Competitiva Nacional, 6 longas e 18 curtas, e para a Mostra Competitiva Maranhense, 14 filmes, dentre longas e curtas.
Longas-metragens nacionais selecionados: Terras Brasileiras, de Dulce Queiroz (DF); Onde Quer Que Você Esteja, dirigido por Bel Bechara e Sandro Serpa (SP); A Moça do Calendário, de Helena Ignez (SP); Organismo, de Jeorge Pereira (PE); Manoel Bernardino: o Lenin da Matta, de Rose Panet (MA) e Ouvidos Calados, de Mauro Baptistella (SP).
Curtas-metragens nacionais selecionados: Nova Iorque, de Leo Tabosa (PE); O Caso J., de José Filipe Costa (Lisboa/Portugal); Vidas Cinzas, de Leonardo Martinelli (RJ); Torre, de Nádia Mangolini (SP); Romana, de Helen Lopes (TO); O Malabarista, de Iuri Moreno (GO); Eu sou o Super-Homem, de Rodrigo Batista (SP); Meninas Formicida, de João Paulo Miranda Maria (SP); Frequências, de Adalberto Oliveira (PE); O mar de Helena, de Lucas Vasconcelos (RJ); Anil – o desejo de ser cor, de Chico Pithon e Marcos Costa (RJ); Tentei, de Laís Melo (PR); Telentrega, de Roberto Burd (RS); Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim, de Maria Augusta V. Nunes (SC); Silêncio, de Felipe Ramires Lucena (RJ); Gerônimo, de Anny Stone (PE); Vento Menino, de Edemar Miqueta (MA) e Walter do 402, de Breno Ferreira (MA-RJ).
Filmes maranhenses selecionados: A Mostra Competitiva Guarnicê de Filmes Maranhenses terá os longas ‘Jangada’, de Luís Mário Oliveira, e ‘No Palco Com Aldo Leite’, de Inaldo Lisboa; e os curtas: Você é Diferente, de George Pedrosa; Um Toque de Aurora, de Aditya J. Patwardhan; José Louzeiro: depois da luta, de Maria Thereza Soares; A Capataz, de Daniel Drummond; Foi-se, de Adriano Pinheiro; Marina, de Taciano Dourado Brito; De Dentro Para Fora, de Manuela Farias; Avesso, de Francisco Colombo; Ao Redor da Musica, de Joaquim Haickel e Markim Araújo; Tristura, de Márcio Dantas Alves da Silva; Almir Valente, de Beto Matuck e curta Não é Permitido Sair Com Flores, de Leandro Guterres.

PRÉ-ESTREIAS.
CERIMÔNIA DE ABERTURA
DIA 09/06 (SÁBADO)
Local: Teatro Arthur Azevedo
Horário: 19h30
Pré-estreia do filme:
ALGUMA COISA ASSIM, de Esmir Filho e Mariana Bastos. DRAMA | 80 min | SP | 2017, com a presença da diretora Mariana Bastos, a atriz Caroline Abras

DIA 15/06 (SEXTA)
Local: Teatro Alcione Nazareth
Horário: 16h
Pré- estreia do filme:
CANASTRA SUJA, de Caio Sóh. DRAMA | 120 min | SP | 2016 | 18 anos, com a presença dos atores Pedro Nercessian e David Junior

DIA 14/06 (QUINTA)
Local: Teatro Alcione Nazareth
Horário: 16h30
Pré- estreia do filme:
TRIBO DO REGGAE, dirigido por Beto Matuck.

SESSÕES ESPECIAIS.
DIA 15/06 (SEXTA)
Local: Cine Praia Grande
Horário: 14h
HOMENAGEM TATA AMARAL , com a exibição do filme “Antônia” na Mostra Cinema por Elas.

DIA 16/06 (SÁBADO)
Local: Teatro Alcione Nazareth
Horário: 14h
HOMENAGEM ANNA MUYLAERT, com a exibição do filme “Que horas ela volta?” na Mostra Cinema por Elas.

DIA 11/06 (SEGUNDA)
Local: Cine Praia Grande
Horário: 16h
FILME CONVIDADO:
Exibição do documentário Ex-pajé de Luiz Bolognesi.

O QUE PENSAMOS PARA AS MOSTRAS ESPECIAIS.
Teremos ainda seis Mostras Especiais com o melhor da mais recente produção do cinema brasileiro, com um trabalho de direcionamento de público e temática e novidades do circuito não comercial.
Mostra Guarnicêzinho: para o público infantil de escolas públicas do estado e do município.
Mostra Jovem: para o público adolescente de escolas públicas do estado e do município.
Cinema não tem idade: com temática direcionada ao público da terceira idade.
Cenário Maranhão: filmes não selecionados para a mostra competitiva, mas selecionados pela curadoria para exibição, contemplando a mais recente produção audiovisual maranhense.
Cenário Brasil: Mostra com obras da mais recente produção do audiovisual que contemplam diversas temáticas da realidade social brasileira, com um bloco especial de curtas que tratam alguns recortes da História do Cinema.
Mostra Cinema por Elas: reúne filmes das maranhenses que marcaram a produção audiovisual local e alguns trabalhos das cineastas homenageadas nesta edição
Sessão Romântica: pequeno bloco de curtas para comemorar o Dia dos Namorados durante a edição do festival.

AÇÕES FORMATIVAS.
OFICINAS
Ao todo serão oferecidas cinco oficinas, toda gratuitas. Neste ano, as atividades serão realizadas em parceria com a Academia Internacional de Cinema – AIC. As oficinas acontecerão de 11 a 15 de junho, das 8 às 12 horas. Todas serão promovidas no Departamento de Assuntos Culturais (DAC/PROEXCE/UFMA) Palacete Gentil Braga, localizado na Rua Grande, 782, Centro.
Serão ofertadas: Oficina de Roteiro com Patrícia Oriolo, Oficina de Atuação para Cinema com Sabrina Greve, Oficina de Direção de Documentário com Lívia Perez, Oficina de Produção para Youtube com Joyce Pais e Oficina de Produção para Cinema com Alessandra Haro.

WORKSHOP
De 13 a 15 de junho, das 9 às 12 horas, no Palecete Gentil Braga – Workshop sobre Programação de Mostras Não Comerciais e Cineclubismo com Roberval Duarte.

BATE-PAPO SOBRE AS MOSTRAS COMPETITIVAS.
Dia 12/06, às 15 horas, no Hall do Odylo Costa Filho – Bate-papo com os realizadores da Mostra Competitiva Maranhense, mediado pelo professor Carlos Benalves.
Dias 14/06 e 16/06, às 15 horas, no Hall do Odylo Costa Filho – Bate-papo com os realizadores das Mostras Competitivas Nacionais, mediado pelo cineasta Arturo Saboia e professor Carlos Benalves.

BATE-PAPO: A MULHER NO CINEMA.
Dia 13/06, às 16 horas, no Cine Praia Grande – Bate-papo com mulheres profissionais da indústria cinematográfica mediada pela Jornalista Poliana Sales. A mesa contará com os nomes de: Tata Amaral, Thais Fujinaga, Nerine Lobão, Isa Albuquerque, Ione Coelho, Mavi Simão, Rone Panet, Theresa Soares e Nayra Albuquerque.

MASTER-CLASS COM ANNA MUYLAERT.
Dia 16/06, às 16h, no Teatro Alcione Nazareth – Master-class com Anna Muylaert mediada pelas professoras e pesquisadoras de gênero Daniele Segadilha e Jeane Mello.

HOMENAGEADAS DA 41ª EDIÇÃO DO FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA.
Homenagem Nacional:
Anna Muylaert
Tata Amaral

Homenagem Local:
Isa Albuquerque
Nerine Lobão
Ione Coelho
Mavi Simão

JÚRI DE SELEÇÃO.
Competitiva Nacional:
Isa Albuquerque – Cineasta e diretora maranhense;
Tata Amaral – Diretora e premiada realizadora brasileira;
Thais Fujinaga – Roteirista e professora da Academia Internacional de Cinema.

Competitiva Maranhense:
Stella Aranha – Professora e pesquisadora;
Ione Coelho – Cineasta;
Poliana Sales – Coordenadora de Projetos da TV UFMA e produtora da Rock Filmes.

PREMIAÇÃO.
TROFÉU GUARNICÊ:

Melhor Filme Longa-metragem Nacional – R$ 23.000,00
Melhor Filme Curta-metragem Nacional – R$ 12.000,00

PRÊMIO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO:
Melhor Curta Ficção Maranhense – Dez salários mínimos.
Melhor Curta Documentário Maranhense – Dez salários mínimos.
Melhor Filme Longa ou Curta Maranhense eleito por Júri Popular – Dez salários mínimos.

Prêmio Cia Rio em locações de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria.
Prêmio Mystika: Encode de DCP para melhor Filme Longa-Metragem Nacional, Melhor Filme Curta-Metragem Nacional e Melhor Filme Longa ou Curta Maranhense.

PATROCÍNIOS, REALIZAÇÃO E APOIOS.
Apresentado pela Cemar e Governo do Estado Maranhão (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), e Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o 41º Festival Guarnicê de Cinema tem patrocínio da Cemar e Governo do Maranhão, e copatrocínio do Banco de Nordeste (BNB) do Governo Federal. Realizado pela Ufma, via Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Dac/Proexce), tem apoio institucional da Fundação Josué Montello, Assembleia Legislativa do Maranhão; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (Fsadu), e apoio da TV UFMA, Academia Internacional de Cinema (AIC), Universidade FM, Vitrine Filmes, Mistika e Cia Rio Brasil-Centro de Infraestrutura Audiovisual.

 

NOSSOS CONTATOS
Fernanda Santos Pinheiro
Direção do Festival Guarnicê de Cinema
www.cultura.ufma.br/41guarnice
Facebook: /guarnicecinema
Instagram: @guarnicecinema

(98) 3272 9360 / 9361 / 9362

Nossos agradecimentos a todos pela colaboração na divulgação!