37° Festival Maranhense de Coros abre inscrições para corais adultos e infantis

O Encanto do Canto Coral!

O 37º Festival Maranhense de Coros (Femaco), o maior evento de canto coral do Maranhão e um dos dez maiores do Brasil, será realizado em São Luís (MA), no período de 17 a 22 de outubro deste ano. O Femaco não será competitivo. Poderão participar grupos corais adultos de vozes mistas ou iguais, corais infantis e infanto-juvenis de todo o Brasil. As inscrições serão gratuitas e estão abertas até às 23h59m do dia 08 de setembro/17, no site www.cultura.ufma.br

Com promoção da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), e Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (Fsadu), o Femaco estimula e difunde a prática do canto coral, promove intercâmbio cultural e o congraçamento entre a UFMA, corais participantes e a comunidade de São Luís.

A coordenadora geral do evento e diretora do Dac, Fernanda Santos Pinheiro, informou que “o 37° FEMACO destinará o dia 17 de outubro de 2017 para apresentação do concerto de abertura pelos corais de São Luís. Os dias 18 e 19 de outubro de 2017 para a apresentação dos corais infantis e infanto-juvenis e os dias 20, 21 e 22 de outubro de 2017 para apresentação dos corais adultos”, disse a diretora. Para os corais adultos a participação constará da obrigatoriedade de duas apresentações oficiais em espaços distintos.

“Os corais adultos, infantis e infanto-juvenis de São Luís deverão participar com repertório comum, do concerto de abertura do Festival”, explica Fernanda Santos Pinheiro. Para os corais adultos o repertório é de livre escolha e poderá ter peças avulsas ou composições como missas, cantatas, oratórios, madrigais, musicais para um tempo máximo de 20 (vinte) minutos. Os corais poderão apresentar o mesmo repertório nas duas apresentações ou optar por repertórios diferentes. No tempo concedido para o grupo, será incluído quaisquer pronunciamentos ou explicações de repertórios ou processos de trabalho.

Para os corais infantis e infanto-juvenis a participação constará de uma apresentação em espaço oficial e o repertório será de livre escolha para um tempo máximo de 15 minutos, incluindo explanação do regente sobre repertório ou processos de trabalho. São anexos da inscrição: relação nominal dos componentes, fotografias digitais com resolução em 300 dpi, do grupo e do regente, histórico resumido do grupo e dados curriculares do regente.

A ficha de inscrição deverá ser preenchida pelo regente ou responsável pelo coral, observando as exigências do regulamento. Os corais inscritos deverão confirmar sua participação, impreterivelmente, até o dia 20 de setembro de 2017, pelo email:  dac.naml@ufma.br. Mais Informações podem ser obtidas através do contato telefônico: (98) 3272-8635

Todos os corais participantes receberão certificado e troféu de participação. A comissão organizadora não se responsabilizará pela hospedagem, transporte, alimentação e deslocamento durante o evento, como também por qualquer despesas contraídas pelo grupo antes, durante e após o evento.

Cronograma 2017:

Inscrição: Até 08 de setembro de 2017

Confirmação de participação: 20 de setembro

Divulgação dos grupos participantes: 28 de setembro

Realização do 37º FEMACO: 17 a 22 de outubro