Festival Guarnicê em Itinerância

Ufma realiza com sucesso encontro de cinema com o público de Pinheiro.

Programação é gratuita e continua nessa quinta-feira (24), na cidade de Alcântara.

 Mais de três mil estudantes de cinco escolas dos ensinos fundamental e médio de Pinheiro, distante 345 km de São Luís, prestigiaram na última terça (22) e quarta-feira (23), a programação local do ‘Guarnicê em Itinerância’, projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce). O projeto continuará nessa quinta-feira (24), no Campus do IFMA/Alcântara e no Largo do Carmo, em Alcântara

A programação 2019 será encerrada no mês de novembro, com a realização das ações culturais no município de Raposa. Com o patrocínio do Centro Elétrico e Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o ‘Cinema em Itinerância’ realiza exibições gratuitas de filmes e ações formativas. Em Pinheiro, centenas de estudantes de cinco escolas locais assistiram as exibições das mostras Guarnicêzinho e Jovem e ainda participaram de oficinas e ações formativas.

A mostra Guarnicêzinho aconteceu no auditório do Campus da Ufma de Pinheiro. Para a estudante da Unidade Integrada Presidente Médici, Evelin Costa (09), o melhor da programação “foi a oportunidade de ver os filmes. Gostaria de participar novamente desse importante projeto”, disse Evelin Costa. Em Pinheiro, as atividades foram encerradas à noite, na Praça José Sarney, com a exibição do premiado filme maranhense ‘Flor de Abril’, terceiro longa-metragem do diretor Cícero Filho.

A programação completa está no site http://www.cultura.ufma.br/index.php/festival-guarnice-de-cinema-em-itinerancia/ e nos folders e cartazes distribuídos nos locais de exibição. “O Guarnicê em Itinerância amplia as oportunidades do encontro entre o cinema e o público, fazendo circular a obra audiovisual por meio de mostras itinerantes em comunidades do interior do Estado”, disse a diretora do Dac e coordenadora do projeto, Fernanda Santos Pinheiro.

Em Pinheiro, o Guarnicê em Itinerância teve apoio da Fundação Sousândrade, Universidade FM, Gráfica Universitária, Ufma Campus Pinheiro (Centros de Ciências Humanas Naturais, Saúde e Tecnologia), Prefeitura de Pinheiro, CDL/Câmara de  Dirigentes Lojistas de Pinheiro, Uema Campus Pinheiro e Ifma Campus Pinheiro. Em Alcântara, apoiam o projeto a Fundação Sousândrade, Universidade FM, Gráfica Universitária e ainda a Prefeitura de Alcântara (secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo), Ifma Campus Alcântara e Paróquia de São Matias.