Mais de 250 filmes inscritos no 39º Festival Guarnicê de Cinema

Referência na promoção e valorização do cinema nacional, o 39º Festival Guarnicê de Cinema também se mantém como um dos mais competitivos festivais do Brasil. Encerradas as inscrições no dia 13 deste mês, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) contabilizou 251 filmes inscritos, sendo 219 curtas e 32 longas-metragens de 18 Estados e do Distrito Federal. 29 curtas e seis longas são do Maranhão.

Apresentado pela UFMA, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), o Guarnicê tem apoio da Fundação Sousândrade (Fsadu). Os 32 longas foram inscritos por realizadores dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Ceará, Piauí e Maranhão e Rio de Janeiro, recordista com sete longas inscritos.

Os 219 curtas digitais são de realizadores dos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. O 39º Festival Guarnicê de Cinema acontecerá neste ano no período de 06 a 11 de junho, em São Luís do Maranhão.

A diretora do DAC e coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro, informou que a inscrição de mais de 250 filmes, entre curtas e longas-metragens digitais, mais uma vez confirma que o Guarnicê é um dos mais importantes e competitivos festivais nacionais de cinema. Segundo a diretora, o Guarnicê mantém um grande reconhecimento pela responsabilidade e seriedade em sua organização e realização.

“Nesses quase 40 anos realizando o Festival Guarnicê de Cinema, a UFMA conquistou o reconhecimento regional e nacional da comunidade universitária, cineclubistas e do mercado profissional de produção cinematográfica”, disse a diretora. Fernanda Pinheiro destacou ainda que agora os 251 filmes inscritos serão submetidos a uma curadoria que selecionará os filmes para as mostras competitivas do festival.

“Profissionais reconhecidos pela qualidade profissional nas áreas de comunicação, educação e cinema selecionarão os filmes digitais para as mostras competitivas”, disse a diretora. Os curtas e longas selecionados serão divulgados na imprensa nacional e no site oficial do festival: http://www.cultura.ufma.br/39guarnice. O Guarnicê de Cinema integra a programação comemorativa dos 50 anos da UFMA.