Oficina gratuita de Origami no VI Fórum de Extensão Universitária da UFMA.

OFICINA GRATUITA –  FAZENDO ORIGAMI

Origami é uma palavra japonesa, que significa dobrar papel, essa técnica surgiu a mais de 1800 anos, junto com o surgimento da primeira folha de papel na China. O papel chegou ao Japão através dos monges budistas chineses e era um produto de luxo, acessível apenas a nobreza, mas logo a população começou a fabricar seu próprio papel e passou a aprimorar a arte secular do origami, que hoje faz parte do currículo escolar desse país.

As dobraduras do origami representam elementos como flores, animais e objetos diversos. O mais conhecido de todos os origamis no mundo é o tsuru, um pássaro que segundo a lenda japonesa, traz muita sorte, felicidade e saúde, e quem fizer mil dobraduras do pássaro em origami, terá um pedido realizado.

A cada passarinho feito, é necessário mentalizar o pedido com o coração, depois de prontas as dobraduras vão se transformar em uma cortina para ser colocada em algum lugar em que a pessoa se sinta bem.

A prática do origami pode combater o stress, auxilia em aula de geometria, estimula a criatividade de crianças e adultos, além de aumentar a capacidade de concentração, sendo utilizada como recurso terapêutico e como forma de relaxamento.

Alunos, servidores da UFMA e comunidade em geral poderão aprender um pouco mais dessa técnica na “Oficina de Origami”, ministrada pela Artista Visual Marlene Barros, na Tenda do Protagonismo Cultural e Comunitário do VI Fórum de Extensão Universitária da UFMA, sob o tema “Fortalecimento da Extensão Universitária no Estado do Maranhão”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo – PROEXCE, por meio do Departamento de Extensão da UFMA.

A “Oficina de Origami” acontecerá de 08:00 às 12:00, do dia 11/10/2017.

Vagas disponíveis para a Oficina: 20.