“Para Minha Amada Morta” em cartaz nesta quinta-feira, na UFMA

Cine Guarnicê 

Se você não assistiu o melhor longa do 39° Festival Guarnicê de Cinema, não perca esta sessão especial com o filme vencedor de seis premiações no recente festival do Maranhão. “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba, será exibido nesta quinta-feira (07), às 12h30, no Auditório Central da Cidade Universitária Dom José Delgado/Bacanga, em São Luís (MA). Aberto ao público, a sessão faz parte da programação do Projeto Cine Guarnicê.

Desenvolvido pelo Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Proexce), o projeto divulga o acervo do Festival Guarnicê de Cinema. Segundo a diretora do DAC e coordenadora geral do projeto, Fernanda Pinheiro, “o Cine Guarnicê promove o acesso do público ao acervo do festival, divulga o Guarnicê, prepara e forma plateias para a edição comemorativa dos 40 anos do festival, em 2017”.

No Guarnicê 2016, “Para Minha Amada Morta” (ficção – PR, 113 minutos, 14 anos) ganhou os prêmios de Melhor filme longa, prêmios CiaRio e Mistika, Melhor atriz (Mayana Neiva), Melhor ator (Fernando Alves Pinto) e Melhor direção de fotografia (Pablo Baião). Um dos grandes filmes nacionais da década foi premiado ainda nos festivais nacionais de Brasília e Bahia, em Montreal e integrou a seleção oficial do Festival de San Sebastian.

O filme conta o comovente drama de um viúvo. Após a morte de sua esposa, o fotógrafo Fernando torna-se um homem calado e introspectivo. Ele vive cercado de objetos pessoais da falecida até descobrir, em uma fita VHS, uma surpresa que coloca em dúvida o amor da esposa por ele. A partir de então Fernando decide investigar a verdade por trás destas imagens, desenvolvendo uma obsessão que consome seus dias e sua rotina.

Veja o trailer do premiado “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba. Em cartaz nesta quinta, 07/07, 12h30, no Aud. Central da UFMA.