Projeto “Cinema em todo lugar” recebe mais uma escola.

Cinema e valorização da vida

A próxima edição do projeto Cinema em todo Lugar atenderá 120 estudantes do 3º ano do ensino médio da escola Centro Educacional Humberto de Campos. Com o tema ‘Setembro Amarelo: a Valorização da Vida’, a ação acontecerá nesta quarta (19/09), às 14h, no Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782), no Centro, em São Luís/MA, com a exibição dos filmes curta-metragens ‘Mar de Helena’ (RJ), de Lucas Vasconcelos; ‘Walter do 402’ (MA/SP), de  Breno Ferreira e ‘A Escada’ (PE), de André Arôxa. Em seguida haverá um bate-papo com os alunos, mediado pela psicóloga e especialista em saúde mental, Thais Lima, e pela cineasta Camila Soares.

cinema em todo 2018_CAPA_PRANCHETA_FUNDO TELAAinda na programação acontecerão ainda mais duas oficinas de Stop Motion e Flip Book. O ‘Cinema em Todo Lugar’ é um projeto de formação de publico e leva aos jovens de escolas publicas as técnicas de fazer cinema de forma simples e com material que eles podem ter acesso. Visa plantar a semente da sétima arte e estimular os jovens a terem contato com filmes, teoria e pratica cinematográfica, além de debaterem temáticas de relevância, como por exemplo, a valorização da vida, que será abordada nesta edição, aproveitando a mês de setembro onde acontece a campanha Setembro Amarelo .

Com realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreeendedorismo (Proexce), o projeto promove mostras itinerantes a partir do acervo do Festival Guarnicê de Cinema. A iniciativa amplia o circuito de exibição de filmes não comerciais de cinema com uma estratégia simples: a sala de cinema vai pra dentro das escolas da rede pública de ensino do estado do Maranhão. Para agendar a sua escola, ligue: 98 3272 9360

Sobre as mediadoras.

Thaís Lima é psicóloga, especialista em saúde mental, atua nas políticas de assistência social e direitos humanos. Aluna da Escola de Cinema do IEMA e do curso de extensão de Produção Cinematográfica do IFMA, participou do curta “Na boca da espirradeira”, de Inácio Araújo, do clipe “Bruxa”, da banda Gallo Azhuu, da Carabinas Filmes. Foi estagiária do longa ‘Terminal Praia Grande”, de Mavi Simão, realizado pela 2ª turma do IEMA. Produziu os clipes ‘Sarrar’, de Enme Paixão, e ‘Mais que danada’, da drag Dominica.

Camila Soares é cineasta, graduanda em Artes Visuais e História. É monitora do Curso de Extensão em Produção Cinematográfica e Curadora do Cineclube, ambos no IFMA. Fez a direção de arte do curta ‘B(E)las’, de Nádia D’Cássia. É organizadora do CineMA, o primeiro simpósio da Escola de Cinema do Maranhão. É Assistente de direção de arte e figurinista do curta musical ‘Show’, de Weber  Bezerra, e assistente  de direção de arte do clipe ‘Sarrar’, de Enme Paixão.