UFMA abre em janeiro inscrições para exposições na Galeria Antônio Almeida

banner pauta promo-02Tradicional espaço cultural de São Luís e referência nacional das artes visuais do Estado do Maranhão, a Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782), Centro histórico, será movimentada durante o ano de 2018 com um atrativo calendário de exposições individuais e coletivas. Produtores culturais e artistas visuais iniciantes e profissionais interessados em participar poderão se inscrever no edital público de ocupação da referida galeria, que está em funcionamento há aproximadamente 30 anos.

Divulgado nesta semana pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), o edital afirma que o recebimento das propostas para as exposições que irão compor a pauta da Galeria no próximo ano poderá ser feito de 09 de janeiro a 09 de fevereiro de 2018. Serão seis pautas selecionadas. As mostras acontecerão de abril a novembro do ano que vem.

Segundo a diretora do DAC, Fernanda Santos Pinheiro, por meio deste edital, “a UFMA promoverá e divulgará as diversas manifestações da cultura, propiciando ao público, artistas e estudiosos o conhecimento e a participação na produção artística”, disse a diretora. Segundo ela, também visa estimular a criatividade e contribuir para a formação cultural por meio da integração de artistas, meio acadêmico e comunidade em geral.

A UFMA selecionará portfólios de exposições nas categorias pintura; desenho, escultura. Gravura, cerâmica, tapeçaria, ilustração, fotografia, videoarte, quadrinhos, colagens, design, instalação e outras linguagens híbridas. Poderão inscrever-se gratuitamente artistas visuais atuantes no Maranhão e no Brasil, mediante envio da documentação completa prevista no  regulamento , disponível no site: www.cultura.ufma.br.

As propostas de exposição devem ser apresentadas pelos correios, impressa, em envelope lacrado com o nome completo do proponente, conforme define o regulamento, entregue pessoalmente, impressa, em envelope lacrado com o nome completo do proponente na sede do Departamento de Assuntos Culturais ou utilizando o  formulário  disponível no site: www.cultura.ufma.br. Mais informações pelos telefones (98) 3272-9360, (98) 3272-9362, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

 Acesse o Edital aqui!   Acesse o Formulário de Envio aqui!