Ufma celebrará Dia da Mulher com lançamento de campanha contra feminicídio, música, poesia e exposição fotográfica

Inspirações e Conquistas!

CAMPANHA_MULHER_2019_CARTAZCom o conceito ‘Inspirações e Conquistas’, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vai celebrar o Dia Internacional da Mulher (08 de março) com uma criativa programação cultural e política nesta sexta-feira (08), a partir das 18h30, no Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), esquina com rua do Passeio, em São Luís/MA. A noite começa com o justo reconhecimento as mulheres em cargo de gestão da UFMA e o lançamento da campanha de combate ao feminicídio pela reitora da UFMA, Nair Portela, em parceria com diversas instituições ligadas às causas femininas.

Em seguida, a poeta e cordelista Raimunda Frazão apresentará uma emocionante performance poética. Depois haverá o pocket show ‘Elas cantam Elas’, interpretado pelas integrantes do Coral UFMA, Isabela Cristina, Elayne Cristina, Ingrid Deus Vietta, Rayssa Monroy e Talyta Luzo. A regente do Coral Ufma, Angélica Vieira da Silva e a aluna Isabela Cristina, farão o acompanhamento ao piano. Logo após será inaugurada a exposição ‘Eu Tenho Idade Para Isso, Sim!’, da fotógrafa Sara Reis, que registrou em ensaios fotográficos as alunas da Universidade da Terceira Idade (UNITI).

Com realização da UFMA, via Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce) a programação é uma promoção do Departamento de Assuntos Culturais (Dac), com apoio da Fundação Sousândrade, Ascom/Ufma, TV Ufma e Universidade FM. Segundo a diretora Fernanda Santos Pinheiro, “o Dac, como fomentador de cultura, que está sempre atento e participativo as principais causas e datas mais relevantes da nossa sociedade, preparou uma ampla programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher”.

Saiba mais sobre a programação!

quem estiver presente na abertura, no Cineteatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga, vai partilhar de um importante e significativo ato de reconhecimento às mulheres gestoras da UFMA, instituição pública de ensino que tem como representante do seu mais alto cargo de liderança, uma mulher, a magnífica reitora Nair Portela.

A programação seguirá com a realização do pocket show ‘Elas cantam Elas’, com repertório formado por músicas dedicadas às mulheres. Em seguida, a poeta Raimunda Frazão fará performance com poesias autorais, inspiradas nas mulheres e seus cotidianos profissionais.

Fechando a noite, a abertura da exposição ‘Eu Tenho Idade Para Isso, Sim!’ é uma resposta a afirmação tão habitual, quanto preconceituosa: você não tem mais idade para isso!. Idealizada pelo Dac, com a participação das alunas da Uniti, fotografadas pela artista visual convidada Sara Reis, as fotos revelam a beleza particular e única destas mulheres, construída ao longo dos anos. Mais do que a imagem, a atitude em frente às lentes transforma esse gesto simbólico em inspiração para uma mudança de postura diante das atitudes discriminatórias com as mulheres nesta fase da vida.

“Será uma noite recheada de momentos de reconhecimento, reflexão, discussão e muita emoção para as pessoas que estiverem no Palacete Gentil Braga. O Prédio do Dac é um ótimo espaço para encontrar pessoas amigas, ter uma boa conversa e se alimentar de cultura”, afirmou a  diretora Fernanda Santos Pinheiro.

Serviço:

O quê? Celebração da UFMA ao Dia Internacional da Mulher (08 de março).

Dia: Nesta sexta-feira (08)

Local: Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro),

Entrada gratuita!